domingo, 13 de março de 2016

Vinhos de Lisboa: muito por onde explorar

Lisboa, Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras são o novo reticulado da região de Lisboa. Grande exposição atlântica, efervescente de novos projectos e experiências. Pedi a nove produtores que apontassem o vinho que na sua perspectiva melhor os representa, em termos de identidade, e aqui está o resultado. Por isso mesmo, não apresento a nossa classificação. Nota máxima para todos. Boas provas!

Dory regional Lisboa branco 2014 | AdegaMãe - 4,5 Eur
É o mais jovem projecto do elenco aqui alinhado. Acidez, mineralidade, e ligeiro toque salino, influência atlântica acentuada. Fernão Pires, Arinto, Viosinho e Viognier, o paradigma do encontro de castas de outras regiões tão bem define Lisboa. Belo vinho.

Quinta do Gradil Sauvignon Blanc/Arinto regional Lisboa branco 2014 | Quinta do Gradil - 6 Eur
O grupo Parras abrange hoje várias denominações de origem, mas foi aqui, na de Lisboa, que tudo começou. A estratégia de produzir brancos de qualidade superior conduziu a este vinho, universal em termos de público-alvo. Frescura é o ponto forte.

Quinta do Monte d’Oiro Reserva 2013 regional Lisboa | José Bento dos Santos - 30 Eur
Tem uma trajectória extraordinária esta marca, verdadeira assinatura portuguesa da casta Syrah e um dos seus melhores exemplos na escala internacional. Quem tem possibilidade de alinhar anos diferentes numa mesma prova percebe o terroir e a enologia cuidada que lhe está na base.

Francos Reserva regional Lisboa tinto 2011 | DFJ Vinhos - 35 Eur
Touriga Nacional, Touriga Franca e Alicante Bouschet, uvas provenientes da Quinta de Porto Franco, num vinho que já tem lugar nos clássicos e um significado muito especial na história do produtor. Beneficia com guarda em garrafeira, para abrir num dia feliz.

Chocapalha Vinha Mãe regional Lisboa tinto 2011 | Soc. Agrícola das Mimosas - 20 Eur
Vinho produzido a partir de uma única parcela das vinhas mais velhas da propriedade. Touriga Nacional (maioria), Syrah e Tinta Roriz, é um dos emblemas da casa, vai constar seguramente da galeria de notáveis da região e resistir ao teste do tempo, pelo equilíbrio que tem.

Quinta de Sant’Ana Homenagem a Baron Gustav von Furstenberg regional Lisboa tinto 2010 - 23 Eur
É uma das quintas mais dinâmicas da região e ao mesmo tempo referência em termos de inovação em viticultura e enologia. Este vinho celebra a família e o que é singular. Enologia cuidada, vinho fresco e com capacidade de guarda.

Vale da Capucha DOC Torres Vedras branco 2013 | Vale da Capucha - 11 Eur
O produtor anuncia no rótulo o que é determinante no vinho. Há milhões de anos, esteve o mar onde hoje está a vinha, no vale da serra da Capucha. Este projecto notável visa entre outras recuperar a glória dos brancos de Torres Vedras, minerais e plenos de notas salgadas.

Quinta das Cerejeiras Reserva DOC Óbidos tinto 2011 | Comp. Agrícola do Sanguinhal - 14 Eur
Está aqui um dos vinhos mais versáteis em termos de consumo à mesa, particularmente capaz de acompanhar pratos especiados e picantes, como é o caso de muitas cozinhas étnicas. Na garrafeira desenvolve complexidade e é eterno na longevidade.

Quinta das Carrafouchas regional Lisboa tinto 2010 | Maria Veneranda C. Cannas - 10 Eur
Frescura, equilíbrio e capacidade de guarda. A casa mantém-se fiel a si própria, com vinhos ligeiramente contra a corrente, e um registo de expressão de terroir que tem sabido manter ao longo dos anos. Pede guarda por muitos e bons anos, apesar de estar pronto a consumir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.